Press Release – Portuguese

press • Published September, 2021

Índice Planeta Feliz Press Release – América Latina

Segunda, às 10:00 am de 25 de outubro de 2021 

Costa Rica lidera ultimo Índice Planeta Feliz 

Nação minúscula vence economias ocidentais em bem-estar sustentável; 8 dos 10 países com melhor classificação na América Latina

Londres, Reino Unido – O ultimo Índice Planeta Feliz (IPF) lança hoje o ranking das nações do mundo de acordo com sua eficiência na criação de bem-estar humano, usando nossos recursos ecológicos limitados. O IPF ressignifica a velha ordem mundial ao destacar que as nações ricas do Ocidente são ineficientes em proporcionar bem-estar aos seus cidadãos. São os países menores, predominantemente latino-americanos, que se saem melhor.

Embora a América Latina seja a região do mundo com melhor desempenho, vários países tiveram um declínio nas classificações, principalmente devido à queda no bem-estar e ao crescimento das pegadas ecológicas. 

  • Costa Rica encabeça o Índice Planeta Feliz (como tem feito para todas as edições desde 2009), mas sua liderança é muito menor agora.
  • Colombia, em 3º lugar, teve uma melhoria de expectativa de vida ao longo do tempo, mas o bem-estar diminuiu drasticamente desde 2014.
  • Brasil (#21), Mexico (#23), and Venezuela (#46) caíram no ranking, principalmente devido a grandes quedas no bem-estar da população.
  • Trindade e Tobago tem a classificação mais baixa na América Latina, devido a um grande aumento na pegada ecológica desde 2015. 
  • Os Estados Unidos (#122)é a nação do G7 com a pontuação mais baixa.
Nic Marks, criador do IPF aponta:

“Promover a felicidade humana não precisa estar em conflito com a criação de um futuro sustentável. O mantra do IFP é que “uma boa vida não precisa custar o nosso planeta Terra.”

Os países com alta classificação no Índice Planeta Feliz mostram que é possível viver vidas longas e felizes com uma pegada ecológica muito menor do que a encontrada nas nações de maior consumo. 

Os 10 países líderes por pontuação do IPF:
  1. Costa Rica
  2. Vanuatu 
  3. Colombia 
  4. Suica 
  5. Equador 
  6. Panamá 
  7. Jamaica 
  8. Guatemala 
  9. Honduras
  10. Uruguai 
O IPF mede a “eficiência”, usando três indicadores para classificar as nações:
  • Bem Estar – quão satisfeitas as pessoas estão com as suas vidas (Índice Gallup )
  • Expectativa de Vida – quanto tempo as pessoas normalmente vivem (Nações Unidas  Programa de Desenvolvimento)

Esta é a quinta edição do Índice Planeta Feliz. Foi lançado pela primeira vez em 2006, com edições subsequentes publicadas em 2009, 2012, e 2016.

As classificações do IPF destacam muitas histórias de sucesso que demonstram a possibilidade de viver bem sem prejudicar a Terra – e estamos progredindo em direção a esse objetivo. 

Costa Rica: uma economia mais eficiente que os EUA

A Costa Rica liderou o Índice Planeta Feliz pela quarta vez, proporcionando alta expectativa de vida e alta satisfação de vida para seus cidadãos a um custo ambiental relativamente baixo.

  • A Costa Rica supera os EUA (# 122) simultaneamente em expectativa de vida, bem-estar e sustentabilidade ambiental.
  • O PIB per capita da Costa Rica é menos da metade do norte-americano. Apesar disso, os costarriquenhos tem maior bem-estar e vivem mais na média.
  • A pegada ecológica per capita da Costa Rica é apenas um terço dos EUA.
Tendências em outras regiões 
  • A Nova Zelândia está agora em 11º lugar; segundo maior país ocidental.
  • Pegadas ecológicas em declínio na Europa Ocidental: Suíça (# 4) torna-se o único país europeu entre os 10 primeiros. O Reino Unido está agora em 14º lugar. Porém, muito mais deve ser feito.
  • As pontuações de IPF da África Subsaariana estão aumentando devido ao rápido aumento na expectativa de vida.
Conheça e aprofunde todas as informações e histórias em nosso novo site interativo.

Este ano, o Índice Planeta Feliz apresenta um site interativo, onde os espectadores podem explorar os dados, fazer comparações entre países e regiões e ver as tendências ao longo do tempo, de 2006 a 2020. Há também um novo teste “Índice Planeta Feliz Pessoal” para ajudar as pessoas a refletirem sobre como podem criar sua própria “vida boa que não custa nada”.

O lançamento do site oficial do Happy Planet Index é na segunda-feira, 25 de outubro, às 04:01 horário Brasil.

Notas dos editores

  1. O Índice de Felicidade Planetária (IPF) é a principal mensuração global de bem-estar sustentável, classificando os países de acordo com a eficiência com que proporcionam vidas longas e felizes usando nossos recursos ambientais limitados.  O IPF foi criado por Nic Marks. Sua palestra no TED  de 2010 sobre o IPF foi assistida mais de 2,5 milhões de vezes.  Esta é a quinta edição do Índice Planeta Feliz. Foi lançado pela primeira vez em 2006, com edições subsequentes publicadas em 2009, 2012, e 2016.

 

  1. A Aliança da Economia do Bem Estar (WEAll) é a coalizão global líder de organizações, alianças, movimentos e indivíduos que trabalham juntos para transformar o sistema econômico. Se você gostaria de saber mais, por favor visite www.weall.org.

 

  1. A Iönica é uma Agência de Impacto que colabora com a WEAll para o desenvolvimento da Economia do Bem Estar e do Índice Planeta Feliz no Brasil. 

 

How sustainably happy are you?

We've built a personal Happy Planet Index test to help you reflect on how you can create your own "good life that doesn't cost the earth".

Take the test